OS 10 VULCÕES MAIS MEDONHOS E ATIVOS DO MUNDO

 

Os vulcões aqui mencionados são considerados especialmente perigosos devido às últimas erupções ou por estarem incluídos na lista dos Vulcões da Década. A lista dos Vulcões da Década é uma lista de 16 vulcões de todo o mundo identificados pela Associação Internacional de Volcanologia e Química do Interior da Terra (IAVCEI) como dignos de estudo por conta de suas grandes erupções destrutivas e proximidade com áreas povoadas. Então vamos lá.

1.  Eyjafjallajökull, Islândia – Por mais que tenha este nome grande e praticamente impossível de ler, este vulcão atinge uma elevação em seu cume de 1666 metros, e mesmo assim, é um dos menores da Islândia. A erupção de 2010 causou grande transtorno no transporte aéreo em toda a Europa ocidental e norte. Cerca de 20 países fecharam seu espaço aéreo para o tráfego de jatos comerciais e afetaram mais de 100 mil viajantes

Vulcões mais ativos

Eyjafjallajokull: erupção de 2010. Centenas de vôos foram cancelados

2.  Monte Vesúvio, Itália – Localizado a apenas  9 km a leste de Nápoles, tornando-se a região vulcânica mais densamente povoada em todo o mundo. O Monte Vesúvio tem uma história de atividade que o torna um dos vulcões mais perigosos do mundo. A última erupção foi em 1944, mas a erupção mais memorável foi a erupção maciça de 79 d.C., quando enterrou as cidades de Herculano e Pompéia

Vulcões mais ativos

Enterreu a cidade de Pompéia em 79 DC – Monte Vesúvio

3.  Sakurajima, Japão – Um vulcão ativo e uma antiga ilha. Os  fluxos de lava da erupção de 1914 fizeram com que a antiga ilha fosse conectada com a  Península de Osumi. A atividade vulcânica ainda continua, deixando cair grandes quantidades de cinzas vulcânicas nos arredores. As erupções anteriores construíram as terras altas de areias brancas na região.

Vulcões mais ativos

A lava conectou a ilha ao continente – Sakurajima

4.  Mount Merapi, Indonésia – “Fire Mountain”, ou Montanha de Fogo, é um  vulcão ativo localizado na fronteira entre Java Central e Indonésia . É o vulcão mais ativo da Indonésia e entra em erupção regularmente desde 1548. Alguns ainda insistem em morar nos arredores deste vulcão.

Vulcões mais ativos no mundo: Monte Merapi

10 vulcões mais ativos no mundo: Monte Merapi

5.  Monte Nyiragongo, RD do Congo – Um vulcão ativo localizado dentro do Parque Nacional Virunga, na República Democrática do Congo. A cratera principal tem cerca de dois quilômetros de largura e geralmente contém um lago de lava. O lago de lava de Nyiragongo tem sido o mais volumoso da história recente. Nyiragongo e Nyamuragira(outro vulcão próximo) são responsáveis ​​por 40% das erupções vulcânicas históricas da África.

Vulcões mais ativos

Lago de lava no Monte Nyiragongo, RD do Congo

6. Ulawun, Papua Nova Guiné – Situada na ilha de Nova Britaini, é a montanha mais alta no arquipélago de Bismarck, a 2.334 metros, e um dos vulcões mais ativos da Papua Nova Guiné. Milhares de pessoas vivem perto do vulcão. Há 22 erupções registradas desde o século 18.

Most Active Volcanoes In The World: Mount Ulawun

10 vulcões mais ativos no mundo: Mount Ulawun

7.  Vulcão Taal, Filipinas  – O segundo vulcão mais ativo nas Filipinas com 33 erupções históricas. Todas essas erupções estão concentradas na Ilha dos Vulcões, uma ilha perto do meio do lago Taal. O vulcão Taal e o lago apresentam uma das vistas mais exuberantes e atraentes das Filipinas.

Vulcões mais ativos no mundo: vulcão Taal

10 vulcões mais ativos no mundo: vulcão Taal

8. Mauna Loa, Hawaii – Um entre cinco vulcões que formam a Ilha do Havaí e o maior da Terra em termos de volume e área coberta. O nome havaiano “Mauna Loa” significa “Montanha Longa”. As erupções de lava de Mauna Loa são muito fluidas e tendem a ser  não explosivas.

Vulcões mais ativos no mundo: Mount Loa, Havaí

10 vulcões mais ativos no mundo: Mount Loa, Hawaii

9.  Galeras, Colômbia –   Eleva-se a 4.276 metros (14.029 pés) acima do nível do mar. Uma erupção de 1993 matou nove pessoas, incluindo seis cientistas que haviam descido na cratera do vulcão para estudar seus gases. Atualmente é o vulcão mais ativo da Colômbia

Vulcões mais ativos no mundo: Galeras, Colômbia

10 vulcões mais ativos no mundo: Galeras, Colômbia

10.  Santa María,  Guatemala – Sua erupção em 1902 foi uma das quatro maiores erupções do século 20 e uma das cinco maiores erupções dos últimos 200 anos

10 vulcões mais ativos no mundo: Santa Maria, Guatemala

10 vulcões mais ativos no mundo: Santa Maria, Guatemala

Fonte:10mosttoday.com

Gostou? Ajude a página, compartilhe.

 
 

Vamos conversar, o que você achou?